joia do atc

Tenista 1ª do ranking nacional foi revelada em projeto social

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Especial)
Tenista de 11 anos treina de segunda a sexta nas quadras do Avenida Tênis Clube

Na última semana, a atleta santa-mariense Ana Amarante Cruz, do Avenida Tênis Clube (ATC), assumiu a primeira colocação no ranking brasileiro na categoria 12 anos feminino simples. A confirmação veio por meio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Ana chegou ao topo da classificação devido aos bons resultados conquistados nas etapas do Sul-Brasileiro de Tênis realizadas em Criciúma-SC e São Leopoldo, de 11 de janeiro até 8 de fevereiro, e também pelo seu retrospecto nas últimas temporadas. Ana foi revelada pelo Projeto Tênis no Bairro, que atende alunos no ATC.

Atleta do Avenida Tênis Clube assume a primeira posição em ranking nacional

- A Ana começou a jogar tênis com seis anos em nosso projeto social no ATC e sempre se destacou. Ela corre bastante e tem algumas habilidades diferenciadas. Ela está cada vez mais evoluindo e sendo preparada. Nos últimos seis meses, a Ana tem treinado em dois turnos, porque devido à pandemia está sem aulas presenciais. Esse ano sabíamos que ela poderia ir ainda mais longe e tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação - comenta Dena Amarante, treinador da jovem tenista.

Em 2021, a atleta de 11 anos participou de quatro etapas do Sul-Brasileiro, duas em Criciúma e duas em São Leopoldo. Ao todo foram seis conquistas: quatro individuais e duas em competições de duplas.

Ana é tímida com as palavras, mas sabe o que quer e coloca os treinamentos em primeiro lugar.

- Eu comecei treinando uma vez por semana. Atualmente, treino de manhã e de tarde, de segunda a sexta. Quando entro na quadra, me concentro muito para conquistar cada ponto. Trabalho bastante para chegar a primeira colocação e tenho que seguir treinando - afirma Ana.

Leia mais sobre Esportes

A atleta carrega na família o DNA do esporte. Ela é filha do santa-mariense Jean, ex-volante do Inter-SM nos anos 90 e começo dos anos 2000. No final de fevereiro, Ana participa do Brasil Tennis Cup, em Porto Alegre, e no começo de março compete no Torneio Banana Bowl, em Criciúma-SC. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

De olho no Flamengo, Inter encara o Vasco em São Januário neste domingo

Próximo

Bayern vence o Tigres por 1 a 0 e garante o título do Mundial de Clubes

Esportes